Envie-nos uma mensagem
Polli Contábil
Siga-nos:
As demonstrações contábeis para os sindicatos têm a importância de serem linhas auxiliares na gestão dos mesmos, contribuindo de maneira significativa para a organização da instituição e para o bom desempenho de seu setor financeiro em todas as instâncias envolvidas.
No tópico a seguir, mostraremos em maiores detalhes como funciona e quais as principais funções das demonstrações contábeis em contextos de sindicatos e quais resultados positivos elas proporcionam em termos administrativos e institucionais. Acompanhe a leitura e confira!
Quando implantada em contextos sindicais, as demonstrações contábeis exercem uma função primordial para o bom andamento da área de finanças da instituição.
A adoção de um plano de contas proporcionado pelo setor de contabilidade em um espaço sindical representa um gerenciamento apurado em relação ao fluxo financeiro da instituição, com informações mais aprofundadas sobre as obrigações fiscais e trabalhistas em relação às quais a organização deve sempre estar em conformidade.
Em termos de contabilidade, os “ativos a receber” são os recursos financeiros que entram na organização sindical; já os “passivos” são os capitais ou demais recursos que representam obrigações que a entidade deve cumprir, como as parcelas de operação de crédito, pagamentos de salários, etc.
Cabe aos profissionais do setor contábil verificar esta balança e identificar o problema caso esteja acontecendo algum desequilíbrio entre os recursos que entram e os recursos que saem da instituição. A partir deste monitoramento e deste conhecimento aprofundado, torna-se mais fácil o processo de tomada de decisão para resolver os problemas contábeis.
Entre os papéis essenciais da assessoria de contabilidade em sindicatos está o de assegurar que os direitos trabalhistas estejam sendo cumpridos de forma adequada, com o pagamento dos encargos e com a devida conformidade à legislação vigente.
Todas as contratações dentro dos parâmetros da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) devem ser supervisionadas e acompanhadas pelo setor das demonstrações contábeis e obrigatoriamente precisam seguir as diretrizes jurídicas adequadas para prevenir tanto o sindicato quanto a empresa em relação a problemas com a legalidade das atividades trabalhistas.
Os cálculos que são referentes à rescisão trabalhista, por exemplo, é uma responsabilidade da atuação da área contábil, a qual tem a função de realizar os cálculos necessários e as decisões que devem ser seguidas para que não ocorram conflitos envolvendo as questões trabalhistas.
Neste processo, são levados em conta aspectos como o cumprimento do aviso prévio, a questão das férias do colaborador profissional e os demais pontos relevantes que estão pré-determinados pela legislação trabalhista.
Por conseguinte, um dos objetivos das demonstrações contábeis em instituições sindicais é servir como um apoio jurídico para guiar toda e qualquer situação que envolva as regulamentações trabalhistas.
Outra atribuição importante dos setores contábeis em sindicatos é implementar um canal de comunicação direta entre um e outro, fazendo com que a tomada de decisões de ambas as partes se torne mais assertiva. A comunicação frequente entre o setor contábil e o sindicato evita complicações futuras e facilita as resoluções de eventuais questões trabalhistas.
2 thoughts on “A importância das demonstrações contábeis para os sindicatos”