Blog

Metodologia de Gestão, uma experiência pessoal (Parte 1)

Havia tantas tarefas a fazer e todas urgentes e importantes!
Já dizia o consultor e instrutor em produtividade, David Allen, “Nossa mente foi feita para criar e não para armazenar informações”.

Quando iniciei o curso de administração de empresas e estudei suas teorias, aprendi que uma gestão ideal deve planejar, controlar e medir, porém, como fazer isso de forma prática e simples sendo possível aplicar no dia a dia?
Então, como forma de praticar o aprendizado, criei uma metodologia que aplicava uma parte em uma agenda e a outra parte em planilhas do Excel.

Na agenda, acompanhava metas, projetos, processos, tarefas, reuniões e, quando concluídos, marcava com um “OK” e marca texto colorido. Já nas planilhas do Excel registrava a parte financeira e os indicadores.

Quando minhas filhas gêmeas nasceram, percebi que anotar tudo na agenda demandava muito tempo e cada minuto contava, uma vez que as tarefas triplicaram: cuidar de duas crianças, da casa, das demandas profissionais… Ufa, foi um grande desafio! Então passei também a utilizar também o bloco de notas do celular.

No ano de 2018, quando já fazia parte da equipe da Polli Contábil, enquanto buscava uma ferramenta onde fosse possível organizar tarefas, metas, processos e projetos do escritório, encontrei um aplicativo chamado Trello, cujo objetivo é, basicamente, auxiliar o time a realizar o gerenciamento de seus projetos, muito parecido com o método Kaban, ou seja, seria possível criar quadros com listas de tarefas a fazer, em andamento e concluídas, podendo acompanhar tudo de forma mais simples e visual.

Então no ano de 2023, finalmente encontramos outro aplicativo, bem mais intuitivo, chamado Notion. Nele você e sua equipe podem escrever, planejar e compartilhar tarefas, agendas, relatórios, materiais para estudo, manuais, procedimentos e tudo o que for possível para ter uma visão mais completa dos resultados apresentados pelo time. O aplicativo é muito bom para equipes onde nem todos trabalham no mesmo lugar, inclusive home office. O melhor de tudo é que é gratuito para até 10 pessoas no grupo.

Vamos falar mais sobre metodologia de gestão? Venha comigo e não perca a Parte 2 desse relato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *