Contabilidade

5 dicas para regularizar a situação fiscal da sua empresa

homem e mulher lendo

A regularização fiscal de uma empresa impede que as dívidas, multas e sanções junto à Receita Federal possam comprometer toda a gestão de uma empresa. Felizmente, há alguns caminhos para estar em conformidade com o Fisco. Para isso, gestores e setores contábeis precisam conhecer as ações para regularizar a situação fiscal da sua empresa.

Alguns métodos, inclusive, já estão disponíveis dentro do próprio negócio. Outros, fáceis e assimiláveis, também ajudam a acabar com problemas tributários. Pensando nisso, trazemos um artigo completo, com 5 dicas para regularizar a situação fiscal da sua empresa, aplicando-as na medida da necessidade do negócio.

1. ANÁLISE DA SITUAÇÃO FISCAL

A primeira dica ajuda em muitos casos: a simples análise da situação fiscal da empresa. O ponto de partida é no site da Receita Federal, consultar se o seu CNPJ conta com alguma pendência, através do certificado digital que o negócio possui.

O caminho é acessar as guias na seguinte ordem: “Consulta Pendências”, “Situação Fiscal” e “Relatório Complementar”. Ali, é possível ver quais são as pendências tributárias, mas questões como a Previdência Social e outras precisam de recursos adicionais.

2. AUDITANDO SUA EMPRESA

Se a primeira dica ainda não resolveu o problema, passamos a uma etapa que poderá regularizar a sua situação: a auditoria fiscal da empresa. Profissionais e empresas contábeis podem contribuir nesse sentido, abrangendo todas as guias de competência fiscal e tributária.

O processo deve ser feito logo que você perceba uma irregularidade na contabilidade da empresa. Isso impede que o problema possa ser agravado e, consequentemente, traz mais clareza a questões, como alterações na legislação.

3. DÊ PRIORIDADE AOS DÉBITOS

Se você já identificou onde está o problema, então, é preciso quitar os débitos fiscais. A dica é que você dê prioridade a regularização da sua empresa, pois, além de evitar pagar ainda mais multas e juros, também abre espaço para novas ações, como a entrada em licitações.

Caso necessite, procure um advogado especialista em tributação e um contabilista de confiança. O primeiro, irá mostrar quais caminhos podem abater parte dos valores. O segundo, dá os indícios de qual será o procedimento para regularizar o negócio.

4. TENHA ALTERNATIVAS COM A RECEITA FEDERAL

O órgão responsável pela tributação no Brasil pode ser um aliado. O site da Receita Federal indica outros caminhos além do explorado na primeira dica. Além disso, pode-se fazer toda a operação, apesar de não ser recomendado, de maneira autônoma através do portal do órgão.

O Extrato de Situação Fiscal é outro meio de regularizar a situação. A Receita e o Ministério da Fazenda apresentam as pendências e caminhos para estar com o nome limpo. Mas, lembre-se: algumas questões fiscais podem ser de âmbito municipal e estadual, por isso, é preciso identificar onde está o problema.

5. UTILIZE DE SISTEMA DE GESTÃO

Para complementar, uma dica preciosa: evite deixar sua empresa desregularizada na área fiscal. Um sistema de gestão empresarial permite que todas as informações contábeis, tributárias, administrativas, fiscais etc., estão automatizadas e centralizadas em um único ponto, com módulos específicos para estes fins.

Se você já utiliza um recurso do gênero, o caminho é mais curto: permite-se, através do sistema de gestão, entender quais são as pendências. Em várias situações é possível, também, utilizar o próprio software para realizar a regularização fiscal e se preocupar com aspectos importantes do crescimento do seu negócio.

Acesse nosso site e conheça as soluções para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *