Sindicatos

7 estratégias para aumentar a arrecadação do seu sindicato

Dinheiro na mesa do escritório

Aumentar a arrecadação do sindicato sempre foi um grande desafio. Com a nova reforma trabalhista, esse desafio ficou ainda maior. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho (MTb), a arrecadação dos sindicatos caiu 88% nos primeiros 4 meses de 2018. Diante dessa situação, quais medidas tomar? Vamos mostrar algumas estratégias para aumentar a arrecadação do seu sindicato.

Estratégias:

1 – Busque por mais afiliados para o sindicato. Associando cada vez mais trabalhadores, mais arrecadação você conseguirá. Tenha um banco de dados completo com informações da categoria. Dessa forma, você poderá fortalecer o diálogo com a base, já que conhecerá bem o perfil dos trabalhadores. Assim, com um bom discurso, será possível convencê-los de que é fundamental apoiar as lutas do sindicato.

2 – Outro ponto importante que ajuda a arrecadação é realmente se preocupar com o trabalhador. O sindicato tem a função de organizar as lutas da classe e batalhar pelos direitos, então, é fundamental que o foco primordial seja esse.

Explique sobre os direitos dos trabalhadores, os limites que os patrões podem chegar e esclareça as mais diversas dúvidas. Dessa forma, os trabalhadores vão ver o sindicato como defensor e aliado.

3 – Tenha um perfil nas redes sociais. Vivemos em um mundo tecnológico, onde todos se comunicam on-line. Estar presente na Internet aumenta muito a visibilidade, angariando mais pessoas para a causa.

Produza conteúdo de qualidade, compartilhe informações verdadeiras e úteis. Mantenha contato com os trabalhadores por meio dessas redes sociais, tornando mais fácil a comunicação entre sindicato e trabalhador.

4 – Mostre o que o sindicato faz e já fez pela categoria. Isso é fundamental pra manter um vínculo forte com o trabalhador. Ultimamente, vemos diversos sindicatos perdendo o apoio dos trabalhadores, pois não se preocupam realmente com o bem-estar da classe.

Por isso, é fundamental conversar com os trabalhadores, mostrar o que já foi feito e fazê-los entender o significado da luta.

5 – Utilize um sistema de gestão sindical. Com essa ferramenta, é possível acompanhar os inadimplentes e fazer um balanço geral. Dessa forma, o sindicato tem um controle maior e consegue entender melhor o caixa.

6 – Uma ótima estratégia é investir em um sistema de fidelização com os trabalhadores. Todos gostamos de nos sentir queridos e ganhar alguns mimos de vez em quando. Com um programa de fidelidade, é possível sortear brindes e realizar eventos exclusivos.

Uma maneira interessante de colocar em prática essa estratégia é oferecer conteúdo exclusivo para os afiliados, palestras e informações diferenciadas. Dessa forma, o trabalhador vai ver que o sindicato realmente se importa com ele.

7 – Por último, temos uma estratégia que mostra bons resultados: a ampliação dos convênios. Dessa forma, o trabalhador verá vantagem financeira em fazer parte do sindicato. Procure realizar o máximo possível de convênios, nas mais distintas áreas, para que cubra as necessidades de todos os trabalhadores.

E o mais importante: divulgue esses convênios. Não adianta conseguir vantagens se os trabalhadores não ficarem sabendo delas.

Com todas essas informações, tenho certeza de que a arrecadação do seu sindicato aumentará bastante. Visite nosso site, conheça nossos serviços e acesse outros conteúdos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *