Blog

Como garantir lisura nas assembleias online

Com a crise de saúde pública que atingiu o mundo em 2020, muitos tipos de relação e encontros acabaram sofrendo mudanças drásticas. E de forma bastante brusca, já que ninguém estava preparado para uma sociedade com grau alto de isolamento social, necessário para combater a pandemia e retomar a normalidade dentro de algum tempo.

Entre estes tipos de encontros estão às assembleias online. Se antes decisões eram tomadas a partir de reuniões presenciais, com discussões em um mesmo espaço físico, agora tudo mudou. Cresceu a necessidade de que este tipo de evento seja virtual, com cada integrante em seu espaço resguardado.

E como garantir que, sem o controle a partir da presença física e suas particularidades, como assinatura, criação de atas e entrada autorizada apenas para um determinado grupo de pessoas, tudo terá a mesma eficiência e lisura? É justamente sobre esse tema que falaremos a seguir.

Como garantir lisura nas assembleias online?

Este tipo de preocupação é extremamente pertinente. Afinal, as decisões precisam ser tomadas, mas ainda não havia uma estrutura testada e aprovada de como fazer isso online. Como a crise de saúde pública chegou rapidamente, não houve tempo para realizar testes e estudos. Mas, aos poucos, soluções foram surgindo.

Para garantir a lisura em uma assembleia online, alguns pontos principais precisam ser considerados. Primeiro, a questão do sigilo e da segurança das informações. Muitas vezes, em reuniões deste tipo, vários dados precisam ser mantidos em segredo.

A partir do momento em que eles deixam de ser discutidos entre quatro paredes e passam ao mundo da internet, é fundamental que a plataforma seja a mais segura possível, garantindo sigilo total das informações, assim como a garantia de que não há nenhum risco de hackeamento de dados, que vazem para outras pessoas ou grupos que não fazem parte da discussão. Ou seja, a ferramenta escolhida para as assembleias é o primeiro passo e precisa seguir diversos padrões de garantia de sigilo.

Além disso, alguns protocolos são necessários para que a reunião e as decisões tomadas tenham valor jurídico, mantendo a lisura e o compromisso com os regimentos definidos por lei, por estatuto ou qualquer que seja a regulação. Sendo assim, para que tudo corra de forma normal e legal, um sistema de assinaturas digitais é essencial.

É preciso que a plataforma forneça a capacidade dos participantes oficializarem seus atos e sua concordância. E, para isso, é necessário um mecanismo pelo qual os envolvidos possam realizar suas assinaturas, legalizando todas as questões e mantendo a lisura.

Além disso, em determinadas questões, como votações fechadas, a privacidade precisa ser garantida, até para quem garantir que não haverá nenhuma pressão externa para escolha da opção desejada. Tudo em prol da maior confiança na decisão democrática, sem dar chances para eventuais fraudes ou chantagens.

Estes são alguns dos passos a serem seguidos para manutenção da lisura em assembleias online. Se em um primeiro momento, as dificuldades impostas por uma mudança brusca foram enormes, aos poucos as soluções aparecerão.

A Pandora, por exemplo, desenvolveu uma excelente ferramenta para garantir a lisura de qualquer assembleia, entregando um produto que protege os participantes, fornece sigilo e possibilidade de assinaturas online, entre diversas qualidades. Não perca tempo e conheça este serviço que aumentará a segurança e a legitimidade de sua assembleia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *